O amigo do seu melhor amigo! 41 3642 7514

Dicas de adestramento    -     CAP 01

DICAS PARA SEU PET  -   ADESTRAMENTO - 15 MINUTOS POR DIA !

Saiba qual é o pricipal motivo do mal comportamento do seu cachorro, e como adestrar seu cão para eliminar esse mal comportamento

Você já teve a impressão que não consegue se comunicar com seu cachorro? Não importa o que você fale ou faça ou quanto você grite com seu cachorro, nada funciona. Você tenta fazer ele se sentar milhares de vezes e ele simplesmente não aprende!

 

Não tem aqueles momentos durante o dia que parece que o cachorro está completamente doido, correndo para todo lado, pulando, latindo, perturbando todo mundo… e de repente ele vai para a caminha dele e você não entende porque ele estava agitado nem porque ele se acalmou.

 

É de deixar qualquer um maluco. Você ama o seu cachorro mas quer que, de vez em quando, ele fique quieto, quando você precisa de um pouco de silêncio. Você quer ter uma sintonia um pouco melhor com ele, como outros donos de cachorros que você conhece. Você quer que ele entenda como você quer que ele se comporte, que ele saiba o que fazer e quando.

 

Mas, por outro lado, você gostaria de entender o que se passa na cabecinha dele. Bom, você já deve ter percebido que ler a mente do seu cachorro provavelmente não vai funcionar.

 

Mas o segredo e a solução para os seus problemas está numa coisa muito simples. Provavelmente, assim como muitos outros donos de cachorros, você está lutando contra os instintos naturais do seu cão.

 

Mas não se preocupe, não é sua culpa. Nós humanos, normalmente não pensamos como cachorros. Da mesma forma que cachorros normalmente não pensam como a gente. É, isso não é algo que se aprende da noite para o dia. Leva um tempo e você vai ter que aprender como os cachorros entendem e reagem ao ambiente ao seu redor e como adestrar um cão pode ser fáci, rápido e gostoso.

 

Mas quando você entender um pouco melhor como os cachorros pensam, você vai provavelmente ter um relacionamento com seu cachorro muito melhor e mais prazeroso.

E vai entender também como ele reage às coisas e pessoas à volta dele.

 

Bom, não dá para eu te explicar todas as soluções para os seus problemas em meia hora, mas eu posso te ensinar os fundamentos com os quais você pode construir um relacionamento mais positivo com seu cão.

 

Depois disso é sua responsibilidade de continuar usando esses fundamentos para entender o que se passa na cabecinha do seu melhor amigo.

 

O segredo é você trabalhar a favor dos intintos naturais do seu cão e não contra eles.

Uma vez que você entenda os princípios básicos por trás dos instintos e impulsos naturais do seu cão, você vai aprender como adestrar cachorros e perceber como as coisas vão ficar muito mais fáceis, e o seu relacionamento com ele vai assumir uma nova dimensão, muito mais produtiva e prazeirosa para vocês dois.

DISCIPLINA E FILHOTES

Saiba porquê broncas e punições NÃO funcionam com nenhum cachorro e na realidade dificultam o adestramento de cachorro.

Saiba porquê broncas e punições NÃO funcionam com nenhum cachorro e na realidade dificultam o adestramento de cachorro.

As pessoas normalmente cometem erros nas interações do dia-a-dia com seus bichos de estimação. E um dos maiores erros é falar com o cachorro com uma voz brava, assim: Chico, vem aqui!, quando você quer dar uma bronca nele.

É só pensar na sua infância. Se você ouvisse sua mãe ou seu pai chamando voice com aquela voz brava, você queria ir?! Lógico que não!

Os cachorros também não. Eles são guiados pelo seu instinto de sobrevivência e não por pensamento racional. Se você o força a vir para você com um tom de voz bravo, isso vai totalmente contra os instintos dele.

Além disso, eles acabam associando o próprio nome com algo negativo, assim como o commando ‘vem aqui’. Agora, tanto o nome e o commando  ‘vem aqui’ são peças fundamentais no treinamento do seu cachorro e você não quer que ele os associe com algo negativo.

Indo mais além, se você está chamando seu cachorro de volta para a cena de um acidente ou algo que ele fez errado, isso já aconteceu no passado. Os cachorros não podem ser punidos por coisas que aconteceram no passado. Eu vou explicar isso melhor, já já.

Por agora, você tem que entender que você nunca deve chamar seu cachorro usando o nome dele ou algum commando-chave de adestramento de cachorro como ‘venha’, ou ‘vem cá’ com um tom bravo. Você deve usar um tom firme mas não tom de quem vai disciplinar o cão.

Pode parecer inacreditável nessa época do tudo politicamente correto, mas muitos donos de cachorros ainda batem nos seus animais. Nunca tente adestrar um cachorro dessa maneira. Os motivos vão muito além da violência por si. Se o seu cachorro tem um impulso de dominância naquele momento, ele pode interpretar aquela violência como uma disputa por posição no grupo e pode reagir.

Um dia ele pode decidir desafiar a sua posição de líder no grupo e atacar. E como você sabe, mordida de cachorro nunca termina bem.

Indo para o lado diametralmente oposto, o cachorro pode se tornar submisso demais e ter medo de tudo. E você sabe qual é uma das formas mais usadas para mostrar submissão ao líder do grupo? Urinar.

Isso mesmo, seu cachorro pode reagir urinando ao ser espancado para mostrar submissão. E é lógico que sempre acontece em cima do carpete.

Muitos donos vêem essa reação como desobediência canina e uma certa vingança do cachorro e acabam punindo com mais pancada. Mas o que ele está tentando dizer é que você é o líder e ele não quer desafiá-lo. Esse é um jeito que eles mostram fisicamente sua submissão.

Quer saber como adestrar cão? Faça de uma maneira que ele possa entender na cabecinha dele o que você está querendo dizer. Se você está bravo, então demonstre na sua voz e linguagem corporal, mas não batendo. É isso que vai er um impacto no seu cachorro.

Isso tem a ver com uma característica mais profunda de todos os cachorros. Cachorros não se lembram das coisas da mesma maneira que nós lembramos. Eles não tem memoria como entendemos memoria. Eles aprendem aonde você guarda a comida porque eles vêem você pegado a comida lá todos os dias.  Eles aprendem os comandos que você os ensina porque você os repete muitas vezes. E você associa os comandos com emoções positivas para o cachorro, recompensado-o com carinho quando ele obedece.

Cachorros não se lembram de donos anteriores que eles possam ter tido. Eles não se lembram do canil ou pet shop nos quais eles viveram quando filhotes. Eles simplesmente não se lembram.

Eles aprendem. Eles aprendem a fugir de pessoas bravas se os donos anteriores abusavam dles. Eles aprendem que é normal fazer suas necessidades onde eles dormem proque era assim no canil ou pet shop.

Eles aprendem que você é o cachorro-alfa dele e ele fica contente quando você chega porque ele aprendeu a reconhecer seu cheiro, sua voz e sua presença.

Se eles fizeram xixi no carpete quando você não estava, eles não se lembram o que fizeram quando você chega.

Então quando você chega e fica bravo, ele não conseguem entender porque. Ele não consegue relacionar que você está bravo com ele por causa do acidente no carpete. Ele nem se lembra que fez xixi ali.

A única coisa que ele entende é que o cachorro-alfa está bravo e é melhor que ele mostre submissão, porque é assim que cachorros reagem quando o macho-alfa está bravo.

Muitas pessoas acreditam que pelo fato de ele abaixar a cabeça e colocar o rabo no meio das pernas, ele está se sentindo culpado porque sabe que fez algo errado. Não é o caso. O cachorro vê que você está bravo, e ele não quer te deixar ainda mais bravo. Então ele assume essa postura de submissão para evitar isso. É assim que funciona a cabeça deles.

Então, acalme-se, limpe o carpete e concentre-se em evitar outro acidente treinando o seu cachorro.

Da mesma maneira, ele não se lembra que outras vezes que ele obedeceu o comando ‘senta’ por exemplo, ele foi reforçado. Você tem que continuar reforçando repetidamente . Com o tempo ele vai aprendendo que deve se sentar quando escuta o comando e isso vai sendo gradualmente programado na sua mente.

É por isso que é vital elogiar e punir seus cachorros durante a ação e não depois.

Se você pegrar o cachorro no ato de sular o carpete, essa é a hora de ficar bravo e discipliná-lo. Ele não tem que se lembrar do que ele está fazendo naquele momento. Ele SABE o que ele está fazendo e vai poder associar a sua bronca com o fato de estar fazendo xixi no lugar errado.

SETE DICAS PARA ADESTRAR CÃES

O cachorro é considerado o melhor amigo do homem. Através dos tempos, o cachorro tem sido o companheiro do homem. Mais do que companheiros, cachorros se prestam a várias funções: cães policiais, guias de cegos, cães pastores e os famosos cães de guarda em nossas casas.

Seja qual for a função principal que cada raça desempenhe, todas elas devem receber o adestramento de caes adequado. Você não precisa ser um adestrador profissional para treinar seu cachorro. Você pode fazer pequenas atividades que ensinem seu animal a se comportar.

Dicas Adestramento Cães nr. 1: Fazer as necessidades no lugar certo

Um sistema de reforço positivo é o que funciona funciona melhor para ensinar seu cachorro a ir ao banheiro no lugar certo. Para usar este método, dê ao seu cachorro uma guloseima, quando ele fizer no lugar certo. Se o comportamento correto for seguido de um reforço, será mais fácil ao cachorro aprender a repetir este comportamento.

Dicas Adestramento Caes nr. 2: Ensinando seu cão a NÃO CAVAR seu jardim

Primeiro, você deve entender que cachorros são animais sociais. Quando eles estão sozinhos ou se sentem solitários, cachorros cavam para passar o tempo. Solidão não é o único motivo pelo qual eles cavam, em alguns casos eles apresentam deficiência de algum nutriente em sua alimentação. Para compensar esta falta, muitas vezes cachorros comem a terra que escavam. Se seu cachorro tende a cavar muito, tente passar mais tempo com ele. Também é importante levá-lo ao veterinário para verificar sua saúde.

Dicas Adestramento de Cães nr. 3: Repetição é a chave do sucesso

Toda vez que quiser saber como adestrar cães - seja um truque ou jogo, ou obedecer um comando - repetição é fundamental. Repetição e consistência são chaves que ajudarão seu cachorro a entender o comando. Para verificar se o seu cachorro aprendeu um comando após uma série de repetições, teste sem o reforço (ou guloseima). Faça isso tres vezes consecutivas para se assegurar que ele realmente absorveu o comando.

Dicas Adestramento de Caes nr. 4: Comunicando com seu cachorro

Para saber como adestrar um cachorro a seguir um determinado comando ou fazer uma certa coisa, é fundamental que você não fale o comando apenas. Você precisa também adestrar seu cão a realizar o comando ou movimento assim como corrigí-lo quando ele não realizá-lo corretamente. Seja consistente quando estiver emitindo um comando e tentando ensianr seu cachorro um comportamento específico. Por exemplo, se você está tentando ensinar seu cachorro a não pular nas pessoas, você tem que resistir à tentação de brincar com ele se ele pular em você, mesmo se você estiver disposto a brincar naquele momento.

Dicas Adestramento Caes nr. 5: Quando adestrar seu cachorro

É sempre melhor - e um adestrador profissional vai recomendar - adestrar seu cachorro quando ele ainda é um filhote. Adestramento de cães filhotes sempre vai ser mais fácil e rápido do que adultos. Isso não significa que cachorros adultos não podem aprender novos truques ou comportamentos. Mas quanto antes você começar, melhor.

Dicas Adestramento de Cachorro nr.6: Ensine ao seu cachorro que você é o líder

Cachorros são animais gregários. Quando selvagem, eles congregam em matilhas que seguem uma hierarquia. Portanto, quando treinar seu cachorro, é importante que você deixe bem claro que você é o cachorro-alfa (o líder). Seu cachorro precisa entender que ele lhe deve submissão. Evite demonstar qualquer sinal de medo se ele reagir em algum momento, mantenha-se firme. Quando seu cachorro estiver fazendo seus exercícios de adestramento, nunca permita que ele interrompa os exercícios no meio. Você deve mostrá-lo firmimente que ele deve seguir o que você (o cachorro-alfa) quer que ele faça.

Adestramento Canino nr 7: Mastigando a coisa certa

Um filhote vai naturalmente querer mastigar tudo que encontra pela frente. Isso faz parte do desenvolvimento normal de todos os filhote, portanto dê coisas que ele possa mastigar, como brinquedos ou ossos. Eu recomendo ossos de couro comprados em lojas de animais. Ossos de verdade podem, às vezes, lascar e ficar presos na garganta. Se seu cachorro tentar mastigar você, reclame em alto e bom som, cruze os braços e ignore-o por dez minutos. Quando filhotes ficam muito agressivos com outros filhotes, os outros soltam um ganido e o ignoram.

 

Dicas de adestramento    -     CAP 02

Como lidar com cães que latem demais

 

Latido Problemático

Latido Problemático

Em termos de evolução, podemos dizer que cachorros latem porque nós queremos. Quando cachorros começaram a ser domesticados, entre 15.000 e 150.000 anos atrás, o homem viu as vantagens de ter um companheiro que pudesse alertá-lo quando houvesse algum perigo ou quando estivesse próximo de alimento. Assim fomos selecionando raças que latiam.

Cachorros barulhentos eram os preferidos e seus genes foram sendo selecionados. É por isso que algumas raças tidas como bons cães de guarda, são conhecidas como muito barulhentas. Você deve sempre considerar a raça do cachorro que vai comprar, se quer evitar problemas com latidos.

De qualquer maneira, quando seu cachorro está latindo aparentemente sem motivo, pode ter certeza que algum motivo ele tem.

Vamos olhar os motivos óbvios primeiro: se eles começam a latir no fim do dia, podem estar com fome ou precisando ir ao banheiro. Se eles ficam em casa sozinhos durante todo o dia, eles podem latir apenas por estarem aborrecidos, ansiosos, solitários ou precisando de mais exercício. Lembre-se que cachorros são seres sociais acostumados a viver em matilhas e agora você e sua família são a matilha dele. É normal eles latirem quando são deixados sozinhos por muito tempo. Cães latem também apenas para ouvir sua voz quando passam

muito tempo sozinhos, é uma maneira de passar o tempo.

Se o seu caso for esse, tente aumentar sua interação com seu cão. Você pode acordar meia hora mais cedo e levar seu cachorro para um passeio logo de manhã. O passeio com o dono é um momento muito importante do relacionamento para o cachorro. Ele vai aproveitar a sua presença e também fazer exercício. Pode ser também uma oportunidade de ir ao banheiro logo pela manhã. Essa rotina pode realmente fazer diferença para seu cão, começando o

dia de uma maneira super positiva.

Se possível ou necessário, também volte para casa na hora do almoço e dê uma volta com ele, ou peça para algum amigo ou parente. O efeito será o mesmo. Pergunte aos vizinhos se está funcionando.

Quando você está presente, seu cachorro pode estar latindo apenas para chamar sua atenção. Você pode treiná-lo a não latir ignorando-o quando ele late e reforçando quando ele fica quieto. Por exemplo, vire-se de costas e ignore-o toda vez que ele começar a latir - não olhe para ele, não mostre nenhuma reação. Quando ele parar por uns 15 ou 30 segundos, vire-se e elogie-o. Você vai precisar de um pouco de paciência, mas ele vai acabar aprendendo.

Nunca lhe dê atenção quando ele late apenas para chamar sua atenção. Imagine se você fosse um cachorro e estivesse fora de casa sozinho e aborrecido. Você late umas poucas vezes e seu dono vem “Chico, o que que há? Fique quieto!”, Eu latiria muitas vezes mais, para ele vir de novo e de novo. Agora se ele late cem vezes e você não vem, depois mil vezes, depois duas mil vezes e nada de você aparecer, uma hora ele para.

Vou tentar dar um exemplo ainda melhor: você está em casa assistindo sua TV tranquilo e seu cachorro late por cinco segundos. Você não quer incomodar a vizinhança, então se levanta e deixa ele entrar. Então o cachorro aprende: se eu latir cinco segundos, ele me deixa entrar.

Nos dias que se seguem, ele faz de novo, e você tenta ignorá-lo. E ele late e late sem parar, até que você não aguenta mais, vai lá e grita com ele. Bom, o cachorro não fala português, ele não entende que você está mandando ele ficar quieto. Para ele você está todo animado, falando alto e latindo de volta para ele. Agora ele aprendeu que se ele latir dois minutos você vem, brinca com ele de latir e deixa ele entrar. Isso vai piorando, e piorando, e logo ele está latindo 15 ou 30 minutos direto, e sem perceber você treinou seu cachorro a latir sem parar.

Uma outra maneira é eliminar estímulos externos. Eu tive um caso que a família mudou de casa e na casa nova a campainha era do tipo cigarra, diferente da casa anterior. O cachorro ficava louco quando alguém tocava a campainha na casa nova e latia sem parar por muito tempo. Bom, a solução foi muito simples, eu sugeri que os donos trocassem a campainha por um modelo “ding-dong” que o cachorro já estava acostumado. Problema resolvido.

Agora, se seu cachorro late para você quando você lhe dá uma ordem, isso pode ser um problema de liderança. Ele está respondendo “eu não vou obedecer”.

Nesse caso você deve usar um método de correção física. Veja bem, a idéia aqui não é ser violento, dolorido ou desumano. Quando seu cão está latindo, abaixe-se ao nível dele, e segure firmemente seu focinho com uma ou duas mãos (não chacoalhe). Ao mesmo tempo fale sua palavra-comando, que pode ser ” Shh” ou “Ah ah ah ah”. Segure até ele parar de fazer barulho (ele não vai conseguir latir com a boca fechada) e também até ele parar de resistir às suas mãos, tentando tirar a cabeça para trás. Esse método vai ajudar também a estabelecer sua dominância e esclarecer ao seu cão quem é o líder.

Esse pode não ser seu método preferido pois envolve uma ação física, mas lembre-se: cachorros não são crianças e eles se sentem mais seguros e confortáveis quando está bem claro quem é o líder da matilha que eles podem confiar.

Seja qual for a situação ou o método utilizado, a repetição é que vai fazer funcionar. Lembre-se: nunca grite com ele “CHICO, FIQUE QUIETO”. Para ele, você está latindo de volta e só vai estimulá-lo ainda mais.

Agora, você deve estar pensando: como faço com meu cachorro que late para todo mundo que passa na calçada?

Tenho que admitir que esse comportamento não é fácil de corrigir. Mais uma vez, tente pensar do ponto de vista do cachorro. Quando algum estranho que vem pela rua se aproxima do espaço dele, ele se sente ameaçado, é uma reação natural. Daí o cachorro sai correndo e late feito um louco para aquela ameaça e a pessoa vai embora. A pessoa estava passando e iria embora de qualquer jeito, mas seu cachorro não sabe disso. Para ele, o que aconteceu foi que apareceu uma ameaça, ele latiu e a ameaça foi embora. Funcionou, ufa! Pronto, seu cachorro agora está treinado para latir toda vez que alguém passa.

A maneira de lidar com isso é tirar seu cachorro da frente da casa e colocá-lo no quintal ou cobrir toda a frente da casa de forma que ele não veja a rua. Nem sempre isso é prático ou possível, mas esse problema não tem solução simples.

 

Dicas de adestramento    -     CAP 03

Como lidar com desobediência canina

Adestramento de Cães em 15min. por dia

 

Eu tenho falado com vocês sobre reforço positivo e a carência natural que seu cachorro tem por sua atenção. Entretanto, receber atenção (mesmo atenção negativa) na hora errada é o principal motivo de problemas de comportamento. Hoje vamos falar sobre como lidar com desobediência.

Primeiramente, é fundamental distinguir entre desobedecer e não entender o comando. Se seu cachorro não te obedece porque ele não sabe o significado do comando, isto não é um problema de comportamento. Isso significa que você tem que continuar treinando esse comando específico com ele.

O problema começa quando seu cachorro não te obedece de propósito, embora ele conheça o comando que você lhe está dando. Você pode identificar isso quando ele já compreendeu e obedeceu o mesmo comando muitas vezes antes.

Apesar de aparentemente uma pequena desobediência não parecer grande coisa, isto pode se tornar em um problema sério. Por exemplo, pode ser perigoso se ele não obedece seu comando "aqui" e corre em direção a uma rua movimentada, mas o pior é o que isso significa quanto ao seu relacionamento com ele. Desobediência vem do desrespeito. Quando seu cão não te obedece, ele está dizendo "Eu não respeito sua autoridade o suficiente para aceitar suas ordens" (mesmo que ele tenha um amor enorme por você). Se você deixar passar, isso pode se transformar em um problema de agressividade ou agressividade passiva.

Desobediência não é um problema para se ignorar. Isso só piora e pode se transformar em uma bola de neve.

O seu cachorro precisa reconhecer que você está acima dele na hierarquia da sua casa. Você precisa se acostumar com o conceito de que, aos olhos de seu cão, você tem que ser o cachorro alfa. Isso é fundamental para um relacionamento saudável com ele.

A princípio pode parecer cruel, mas para seu cão é mais confortável saber que tem alguém no comando da casa tomando as decisões, inclusive a respeito de seu comportamento e obediência. Não pode haver duvida na cabecinha dele, senão ele vai querer subir à posição de líder (às vezes até com violência). É assim que funciona na natureza.

Na grande parte dos relacionamentos entre cachorros e seus donos, esta hierarquia está muito clara e você não precisa necessariamente seguir todas as dicas abaixo. Porém, eu recomendo segui‐las em três situações: (a) quando seu cão ainda é filhote, (b) quando ele acaba de chegar à sua casa (se for já adulto) ou (c) se você estiver tendo problemas de desobediência. Essas dicas não vão deixar duvidas na cabecinha dele de quem é o chefe da casa.

Bom, para começar, o primeiro passo é re‐estabelecer sua dominância. Aqui vão as

dicas:

1) Quando você for sair de casa ou do carro com seu cão, você sai primeiro e o cão sai depois. O cachorro alfa sempre vai na frente. Se você o deixar sair de casa ou do carro na frente, você está dizendo "Você é mais forte que eu; você deve ir primeiro pois você é o líder".   Dentro de casa não tem problema, mas toda vez que você sair de casa ou do carro você precisa fazê‐lo esperar você ir primeiro. Ele só pode sair depois que você o libere para sair.

2) O cachorro‐alfa é o que sempre come primeiro na matilha. Portanto você e sua família almoçam ou jantam primeiro, só então você serve a comida dele. Esperar meia hora não vai causar nenhum problema. Quando você for lhe dar a comida, faça-o sentar e esperar até que você o libere para comer.Normalmente eu recomendo um horário fixo para as refeições, mas se você tem um problema de desobediência com seu cão, você deve alimentá‐lo em horas diferentes a cada dia. Ele tem que entender que você controla a comida, não deixe ele criar expectativas de quando vai comer.

   3)Não deixe ele andar em todas as áreas da casa. Sua casa é a SUA toca e você PERMITE que ele entre. Isto é um privilégio que você lhe concede, não um direito que ele tem. Mantenha certas áreas da casa proibidas para ele, como sua cama, sofás e cadeira ou alguns cômodos.

4) Não deixe ele iniciar as brincadeiras. Se ele está te cutucando para brincar, você deve estar achando ele uma gracinha e amoroso, mas na verdade ele está dizendo "Eu sou o chefe e estou mandando você brincar comigo agora". Se ele está pedindo sua atenção, ignore‐o por uns momentos, levante‐se faça alguma outra coisa. Espere até ele se distrair e aí você inicia a brincadeira.

5) Quando você chegar em casa, não vá direto brincar com ele e mostrar toda sua afeição. Isso não é comportamento de cachorro‐alfa, o alfa chega em casa, relaxa por alguns minutos, talvez come alguma coisa e só depois brinca com o cachorro. Mesmo que você esteja louco para brincar com seu cão assim que chegar em casa, espere uns 3‐5 min. Isto vai fazer mais sentido para ele , e vai reafirmar sua autoridade.

6) Não dê chance para o azar. Sempre saia com o cachorro na coleira. Se ele resolver não te obedecer a fugir quando você chamar, você tem como controlá‐lo.

7) Não repita seus comandos. Se você repetir o comando, você vai estar ensinando‐o a esperar o comando pelo menos duas vezes antes de obedecer. Dê o comando e espere ele obedecer, sem ficar repetindo.

8) Agora, a melhor maneira de combater desobediência é começar, e manter uma rotina de adestramento de 15 min por dia. Usar reforço positivo é uma maneira muito mais agradável de estabelecer sua autoridade. Para grande parte dos cachorros, esse treinamento diário é mais do que suficiente e ele vai te obedecer em todas as áreas, você vai ver. 15 min é o máximo que cachorros conseguem manter a concentração, depois reduza para 10 min e depois 5 min só para repassar os comandos e nunca mais vai ter problemas.

Espero que essas dicas ajudem quando seu cachorro estiver te desobedecendo e desafiando sua autoridade. Se você não tem problemas autoridade com seu cão e ele te obedece sempre, não precisa seguir tudo isso ao pé da linha. Mas se você começar a implementar algumas dessas dicas, como a 2,3,7 e 8, isso vai ajudar para qualquer cachorro.

Boa sorte!


Contato

Aviario 2 Irmãos

aviario2irmaos@gmail.com

Rua André Bilnoski, 154 Jardim Ponta do Céu
Araucária - Paraná
Em frente à Igreja Cristã Maranata

(41) 36427514

Pesquisar no site

 

CONHEÇA NOSSOS PLANOS MENSAIS !

Fone ( 41) 3642 7514